Empresas internacionais investem em P&D local no Brasil
"A Apex-Brasil realizou um estudo intensivo para mapear a necessidade de centros de P&D em diferentes escalas geográficas em todo o Brasil. Esta orientação vai ajudar as empresas alemãs interessadas em estabelecer centros de P&D no Brasil, explicou o Sr. Petry.
Empresas como a Balluff, uma especialista global em sensores, já viram o valor de ter uma presença local no Brasil. A Balluff estabeleceu sua subsidiária brasileira há 30 anos. A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, em Vinhedo, está crescendo. A Balluff está confiante sobre futuras operações no Brasil e espera continuar a recrutar localmente no país. "Fazemos bons produtos de alta tecnologia, por isso precisamos continuamente de boas pessoas para fazer o trabalho e realmente estabelecer nossa marca no mercado. Nossa subsidiária brasileira oferece boas ideias e é uma parte importante do processo", declarou o diretor da Balluff, o Sr. Michael Unger.

O crescimento econômico do Brasil está atraindo uma nova onda de investimentos de todo o mundo. Atraídas pelo aumento na demanda brasileira por produtos de alta qualidade, serviços e novas tecnologias em todos os setores, as empresas alemãs e estrangeiras estão moldando suas soluções para o Brasil e mergulhando de cabeça nesse mercado único.
Cada vez mais, essas empresas estão aprendendo as vantagens competitivas em entender o mercado local e adaptar seus produtos ao Brasil. Como resultado, está crescendo rapidamente o número de empresas que estabelecem equipes locais no país e investem em centros de pesquisa e desenvolvimento locais.
A Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Investimentos, é uma forte defensora da importância do investimento local. "A Apex-Brasil está prestes a lançar uma nova campanha de Pesquisa e Desenvolvimento. A ideia é trazer centros de P&D para o Brasil. As empresas multinacionais já estão no Brasil, mas acreditamos que elas podem fazer mais pesquisa aqui", explicou Alexandre Petry, gerente executivo da área de atração de investimentos.


Os sentimentos positivos de Balluff são compartilhados com empresas como a Andritz Hydro, que mantém unidades fabris, incluindo um laboratório modelo de testes no Brasil, um escritório em São Paulo e espera expandir suas atividades no país. O Sr. Peter Magauer, vice-presidente de vendas globais de turbinas comentou: "Gostamos de trabalhar com o Brasil, temos muitas semelhanças culturais".
Com suas instalações de P&D com 600 funcionários no campus da Universidade de Unisinos, em Porto Alegre, a gigante alemã de software SAP está em processo de aumentar sua capacidade de P&D no Brasil. O Sr. Luka Mucic, diretor financeiro da empresa comentou: "Estamos nos esforçando conscientemente para garantir que estamos intimamente incorporados aos clientes e ao ambiente político em diferentes países. Queremos ser vistos como um interveniente global, mas que também tem fortes raízes locais".
O Grupo ZF, uma empresa alemã de tecnologia automotiva, também deixou a sua marca localmente no Brasil desde sua chegada há mais de 55 anos. Também envolvida em projetos ambientais e sociais, como campanhas de plantio de árvores e de alfabetização, a empresa fornece transporte fluvial para ajudar os alunos e professores a chegarem às escolas em comunidades da Amazônia brasileira. O Grupo ZF possui várias filiais em todo Brasil. O Sr. Rolf Lutz, presidente da região da América do Sul, comentou sobre sua equipe de 50 engenheiros dedicados exclusivamente à P&D no Brasil: "Somos capazes de trazer produtos que ajudam a reduzir os gases de estufa e a melhorar a rentabilidade dos nossos clientes."
Nenhuma empresa entende a importância de atender ao mercado local melhor do que Melitta, que criou produtos personalizados para os bebedores de café em todo o mundo. "Despertar", uma nova bebida pronta de café no Brasil, foi desenvolvida pela equipe de P&D local da Melitta para consumo da nova e moderna geração brasileira.
Alexandre Petry, Gerente Executivo da área de atração de Investimentos
Rolf Lutz, Presidente da região da América do Sul a ZF Group
Bernardo Wolfson, Diretor Executivo a Melitta no Brazil

Peter Magauer, Vice-Presidente de Vendas Globais de Turbinas a Andritz Hydro
O Sr. Bernardo Wolfson, diretor da Melitta no Brasil, destacou a importância da dedicação de longo prazo da Melitta no Brasil como um fator que contribui para o sucesso da empresa: "Estamos no Brasil há 45 anos. Construímos um negócio sustentável com crescimento ano após ano. O que nos torna especiais é o nosso compromisso com nossos consumidores e nosso compromisso de apresentar continuamente produtos inovadores e de qualidade. Temos grande orgulho em saber que apoiamos o crescimento do agronegócio no Brasil".
Estas e outras empresas estão vendo o rendimento real do seu investimento no Brasil. Com a implementação de equipes de Pesquisa e Desenvolvimento locais, que entendem a cultura e as necessidades dos mercados brasileiros, elas estão desenvolvendo parcerias significativas e duradouras com um país cuja importância econômica mundial só está aumentando.
Anton Debatin GmbH
Arku Maschinenbau GmbH
Balluff GmbH
Berliner Luft
Beurer GmbH
Caldan Deutschland GmbH
Dataforce GmbH
Dürr Aktiengesellschaft
ETO Magnetic GmbH
Flottweg SE
Grupo BARTEC
Grupo Norma
Hemscheidt Fahrwerktechnik GmbH
Machado Consulting
Röchling Hydroma GmbH
SSI Schaefer
Technische Universität München
TMD Friction Holdings GmbH
Em Destaque
Recursos
3 de Outubro de 2014
