Universidade tecnológica líder da Alemanha busca colaboração internacional
Excelente nas áreas de engenharia, tecnologia e ciência, a TUM oferece programas de gestão e educação altamente conceituados. Seus vários departamentos colaboram frequentemente em projetos inovadores de pesquisa, como o TUM Energia, um projeto de eficiência energética que reúne 100 professores de oito departamentos. O Sr. Ulrich Marsch explicou a relevância social da TUM Energia, "A principal preocupação de todos é o consumo de energia; de onde tiramos nossa energia? Como produzir, usar e armazenar energia de forma mais eficiente? É o maior projeto de pesquisa em nossa universidade."
Fazendo parte de milhares de acordos de cooperação com empresas como a Siemens, General Electric, BMW, Daimler e Audi, as bases das pesquisas tecnológicas da TUM são aplicadas às necessidades do mundo real. Os projetos atuais incluem o desenvolvimento de vôo controlado por pensamento, carros elétricos capazes de funcionar em metrópoles subtropicais e exoesqueletos controlados pelo cérebro, projetados para permitir a mobilidade depois de paralisia. O último projeto, uma colaboração internacional conhecida como Walk Again Project (Projeto Andar de Novo), é liderada pelo professor de neurociência brasileiro Miguel Nicolelis e foi demonstrado na Copa do Mundo FIFA 2014, com o primeiro chute dado por um paraplégico usando o equipamento de mobilidade do projeto.
Além de manter um serviço de recrutamento ativo em São Paulo, a TUM mantém parcerias com diversas universidades brasileiras e já recebeu cerca de 200 estudantes brasileiros, tanto em Munique como em Cingapura, por meio do Programa Brasileiro de Mobilidade Científica. São Paulo é um foco de interesse internacional para investimentos alemães, e os alunos brasileiros da TUM terão uma distinta vantagem empregatícia por sua educação alemã de primeira linha.
O Dr. Marsch explicou o motivo pelo qual Munique se tornou o principal centro tecnológico e de engenharia da Europa: "Em um recente estudo da Comissão Europeia sobre a indústria de TI, acesso ao financiamento, indivíduos com boa formação educacional e tamanho do mercado, Munique se classificou em primeiro lugar em toda a Europa. É uma das áreas mais atraentes da Europa para estudar, trabalhar e pesquisar. É um ambiente muito amigável, seguro, habitável e muito aberto."

Desde há quase 150 anos, a Universidade Técnica de Munique (TUM), uma das instituições mais importantes da Europa, vem abrindo o caminho para a tecnologia de ponta e inovação colaborativa em pesquisa. Localizada em Munique, na Alemanha, esta universidade de primeira linha conta com quatro diretores-presidente das quinze principais empresas industriais, incluindo o diretor-presidente da BMW, o Dr.Norbert Reithofer.
Além de Munique, a TUM participa de acordos bilaterais com mais de 175 instituições acadêmicas de todo o mundo, permitindo que os alunos expandam a amplitude e a profundidade de sua educação em uma escala global. A TUM Ásia, subsidiária da TUM, permite que estudantes alemães e estrangeiros façam parte ou a totalidade de seus estudos em Cingapura, seguindo um modelo de educação baseado no alemão. Ulrich Marsch, porta-voz do presidente da TUM acrescentou, "muitos dos nossos estudantes brasileiros de último ano vão para Cingapura e têm uma excelente experiência."
Wolfgang Herrmann, Presidente
3 de Outubro de 2014
Anton Debatin GmbH
Arku Maschinenbau GmbH
Balluff GmbH
Berliner Luft
Beurer GmbH
Caldan Deutschland GmbH
Dataforce GmbH
Dürr Aktiengesellschaft
ETO Magnetic GmbH
Flottweg SE
Grupo BARTEC
Grupo Norma
Hemscheidt Fahrwerktechnik GmbH
Machado Consulting
Röchling Hydroma GmbH
SSI Schaefer
Technische Universität München
TMD Friction Holdings GmbH
Em Destaque
Recursos
