
A Saxônia está pronta para ampliar suas interações econômicas com o Brasil
A região da Saxônia, na Alemanha, provou ser um local privilegiado para a interação com profissionais altamente qualificados e empresas globalmente competitivas. O Sr. Mario Kristen, da Saxony Economic Development Corporation declarou: "O nosso lema é concentrar-se nas pessoas. Elas são os maiores ativos da Saxônia".
Os trabalhadores saxões oferecem um alto nível de pesquisas em incontáveis universidades e mais de 55 instituições de pesquisa não universitárias, incluindo um dos mais importantes centros de microeletrônica, o Center for Advancing Electronics Dresden – cfaed, na Universidade de Tecnologia de Dresden. Cooperando com o Brasil, o cfaed possui um projeto de pesquisa de três anos sobre a eletrônica orgânica com a Universidade de Brasília, como parte do Programa Brasileiro de Mobilidade Científica. O Dr. Martin Noel, líder do grupo de pesquisas em carbono do cfaed na Universidade de Tecnologia de Dresden, declarou: "A eletrônica orgânica é um campo interessante, orientado para o investimento e desenvolvimento do futuro. O cfaed pode apoiar iniciativas de microeletrônica no Brasil, tanto para a eletrônica convencional e nova."
Como no Brasil, a indústria automotiva está prosperando na "Autoland Saxony" - com cinco unidades de produção para a Volkswagen, BMW e Porsche e com mais de 750 fornecedores de autopeças. Por exemplo, a BMW está fabricando o primeiro carro elétrico produzido em massa da Alemanha, na cidade de Leipzig. As empresas e os engenheiros na cidade de Dresden, na Alemanha, estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de carros leves que poderiam ser atraentes para a crescente classe média no Brasil.
Existem vários outros mecanismos de cooperação intelectual e de pesquisa orientada entre a Saxônia e o Brasil. A Saxony Economic Development Corporation ajuda a facilitar eventos para o desenvolvimento de relacionamentos com as empresas da Saxônia, como o evento Hospitalar 2013, realizado em São Paulo. O Sr. Kristen explicou: "Explicamos às nossas empresas que devem ser pacientes e orientadas a longo prazo ao trabalhar com o Brasil, trata-se de desenvolver relacionamentos."
Outro exemplo de divulgação da Saxônia no Brasil é a International Water Research Alliance Saxony, que está desenvolvendo soluções específicas para a gestão integrada dos recursos hídricos nas cinco regiões hidrologicamente sensíveis ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Em outras indústrias, engenheiros mecânicos e empresas de construção de maquinário na Saxônia estão trabalhando em soluções de fabricação inovadoras buscando uma produção eficiente em termos de energia, energias renováveis, e-mobilidade e novos materiais.
A chamada "Silicon Saxony" é o maior conglomerado de microeletrônica da Europa e o quinto maior do mundo. Em Dresden, a GLOBALFOUNDRIES opera sua unidade de produção de ponta, uma das mais modernas fábricas de placas de silício. Também em Dresden, a Infineon está expandindo suas instalações para se tornar o primeiro local mundial de produção de alto volume de semicondutores de potência com base em placas de 300 milímetros.
A região da Saxônia oferece uma excelente base para a criação de parcerias globais. A região é um centro para pequenas e médias empresas que estão bem posicionadas para servir corporações, tanto na Saxônia e no Brasil. Com uma base sólida de pesquisa, produção e alta qualidade de vida, a Saxônia está bem posicionada para facilitar o crescimento futuro com o Brasil.


3 de Outubro de 2014
Anton Debatin GmbH
Arku Maschinenbau GmbH
Balluff GmbH
Berliner Luft
Beurer GmbH
Caldan Deutschland GmbH
Dataforce GmbH
Dürr Aktiengesellschaft
ETO Magnetic GmbH
Flottweg SE
Grupo BARTEC
Grupo Norma
Hemscheidt Fahrwerktechnik GmbH
Machado Consulting
Röchling Hydroma GmbH
SSI Schaefer
Technische Universität München
TMD Friction Holdings GmbH
Em Destaque
Recursos
