Clique nas fotos acima para saber mais sobre cada universidade.
EM DESTAQUE
Relatório Exclusivo do Ensino Superior dos EUA
Informe Publicitário
Universidade da Califórnia Amplia Intercâmbio com Universidades Brasileiras
8 de agosto de 2014
Com 127 anos de história, a Universidade Estadual da Califórnia, em Chico (CSU-Chico), no Vale Central da Califórnia, é o segundo campus mais antigo de um total de 23 distribuídos pelo estado. A universidade, com 16.000 estudantes, orgulha-se de sua herança educacional, enquanto mantém seu foco permanente no futuro e no desenvolvimento de novas oportunidades para enriquecer a experiência acadêmica de seus alunos.
Os alunos da CSU-Chico podem escolher entre mais de 100 programas de graduação e 30 opções de pós-graduação. Por exemplo, o Centro de Tecnologia O'Connell oferece uma variedade de programas de ponta, que vão da engenharia mecatrônica à produção sustentável; assim, permitindo que os alunos sejam preparados para os desafios globais atuais. A Universidade também dispõe de amplas oportunidades de pesquisa nas Reservas Ecológicas Big Chico Creek (3.950 hectares) e Butte Creek (300 hectares).
A CSU-Chico tem estimulado a cooperação internacional com instituições brasileiras de ensino superior. Parcerias bilaterais recentes incluem duas universidades brasileiras de renome internacional: A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O intercâmbio com a UFMG, por exemplo, remonta ao ano de 2006, ocasião em que foram identificados interesses comuns de pesquisa entre professores da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e o Departamento de Geografia e Planejamento da CSU-Chico. Em recente visita ao Brasil, o corpo docente e a administração da CSU-Chico reafirmaram interesse em ampliar seus programas de mobilidade acadêmica internacional às universidades das regiões nordeste e centro-oeste.
"Temos um interesse muito grande no Brasil", disse o Dr. Frank Li, diretor do Office of International Education (Escritório de Educação Internacional). "Estamos envolvidos em atividades de cooperação internacional e desenvolvimento de relações bilaterais. Igualmente, estamos fortalecendo nossa base de apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do qual participamos desde 2011."
No ano passado, a CSU, Chico recebeu mais de 20 estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras e irá acolher 58 novos alunos no segundo semestre de 2014. Os estudantes brasileiros têm desenvolvido seus talentos na CSU, Chico. Em 2013, quatro bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras participaram do Robotics National Competition (Concurso Nacional de Robótica), concorrendo com estudantes de universidades como Stanford e Berkeley e alcançaram o primeiro lugar.
A Universidade também possui um longo histórico de treinamento de alta qualidade no idioma inglês, através do American Language and Culture Institute - ALCI (Instituto de Língua e Cultura Americana), que é um programa intensivo de inglês no campus da CSU-Chico. No ano passado, a CSU-Chico recebeu no seu campus professores de 16 países e espera poder participar da capacitação futura de educadores brasileiros.
O Office of International Education (Escritório de Educação Internacional) tem colocado em prática uma estrutura eficaz de serviços de apoio para acomodar necessidades de estudantes internacionais. Todos os alunos não-nativos que falam inglês recebem aulas de reforço gratuitas através do Centro de ESL (inglês como segundo idioma) da CSU-Chico para garantir ainda mais o seu sucesso acadêmico. Os grupos de conversação oferecem aos alunos a oportunidade de não só praticar e melhorar o domínio do idioma inglês, mas também de integração com os estudantes nativos que participam como voluntários do Buddy Mentor Program (Programa Amigo e Mentor).
Com programas de excelente qualidade acadêmica, sólida infra-estrutura de apoio ao aluno e um pitoresco ambiente natural, o campus da CSU-Chico constitui-se em um lugar ideal para se estudar e fazer pesquisas.
Contemplando o futuro, Dr. Li declarou: "Temos grande interesse no que está ocorrendo no Brasil. A California State University, em Chico, está otimista quanto a novas possibilidades de colaboração institucional com corpos docentes, estudantes e profissionais de ensino superior brasileiros.”
Fabio Witt Jagnow - Estudante Internacional da CSF