top of page
Como Participar de uma Feira Universitária

1 de agosto de 2014, fornecido pela EDge College Consultants

Seja para visitar feiras de grande público, como a EducationUSA, ou para visitar uma feira privada, como a muito procurada KIC UnivAssist, a qual se dedica a atender alunos brasileiros em suas próprias escolas, aprender a "navegar" uma feira de universidades é indispensável para que o processo de candidatura seja uma experiência positiva. 

 

Antes

Conselheiros educacionais acreditam que alunos que dedicam tempo a conhecer suas próprias personalidades, progressões e potenciais possuem mais chances de serem aceitos porque eles sabem como esses elementos são importantes no processo de admissão. Os estudantes podem fazer uma autorreflexão utilizando recursos como College Match de Steven Antonoff ou O*Net’s Skills Search.  Entretanto, rankings devem ser utilizados com um olhar crítico pois somente números não são capazes de revelar um curso que combine com um aluno. Desde notas até atividades extracurriculares, candidatos precisam demonstrar como eles serão pessoas valiosas para a instituição e para o curso escolhido. Julio Ronchetti, o homem por trás da bem sucedida feira EduExpo, explica: "Bons eventos trazem os nomes das instituições presentes e informações sobre o que elas oferecem. O trabalho pode consumir  tempo, mas é interessante checar que tipo de informações elas oferecem”.

 

Durante

Os alunos que chegam com ideias claras e perguntas específicas transitam pelo evento e causam uma boa impressão com mais facilidade. O diretor assistente na área de Recrutamento Internacional da Universidade do Estado de Ohio, Marco Chavez, procura por alunos que "façam perguntas que demonstrem real interesse e que sejam relacionadas à instituição".  Por exemplo, uma pergunta do tipo "Eu sei que vocês possuem Biomedicina e vôlei na universidade X; como a sua universidade auxilia alunos que queiram fazer as duas coisas?" é uma pergunta inteligente e pessoal. Ter uma conversa estimulante com um representante e dar seguimento, através de e-mail ou uma visita ao campus, demonstra interesse, um componente frequentemente observado no processo de candidatura.

 

Depois

Um habitual recrutador no Brasil e especialista em admissões internacionais pela Universidade Flager, Judi Marino, encoraja os alunos a fazerem o seguinte: "Faça uma lista das cinco coisas mais importantes que você busca em uma universidade, verifique a lista de cursos para ver se a instituição possui aquele(s) que você deseja e deixe seus pais examinarem os materiais recebidos durante a feira. Embora a decisão da universidade seja sua, seus pais contribuirão muito para a decisão final". Averiguar de forma inteligente as universidades possíveis, desenvolve as habilidades organizacionais e o pensamento crítico; traços que precisam ser aparentes em um aluno destinado à faculdade.

 

Para complementar feiras e pesquisas, esta autora sugere a página da internet CollegeBoard.org, EducationUSA, assim como consultores independentes afiliados a organizações como  OACAC, HECA e IECA. São excelentes pilares de apoio a candidatos brasileiros.

 

Desejo a vocês o melhor em sua jornada! 

 

Emily Dobson, fundadora do Brazil College Counseling/EDge College Consultants, LLC.

 

 

 

 

 

 

 

Bill Gregory, representante da Universidade de Cincinnati, conversa com alunos da Escola Móbile, em São Paulo, durante a primeira visita do tour de universidades da KIC UnivAssist à instituição.

Geneseo, na Universidade Estadual de Nova Iorque (SUNY), orgulha-se se em sua excelência acadêmica e na promoção do crescimento...

Fundado em 1781 na Pensilvânia, o Washington & Jefferson College (W&J) é conhecido internacionalmente por seus...

A Universidade Saint Martin (SMU), uma instituição de origem católica, coloca uma forte ênfase em valores comunitários e atenção...

Please reload

Alunos em Brasília participam de um simulado de admissões com representantes das universidades do CIS tour na América Latina.

bottom of page