Clique nas fotos acima para saber mais sobre cada universidade.
EM DESTAQUE
Relatório Exclusivo do Ensino Superior dos EUA
Informe Publicitário
Um Futuro Brilhante para os Acadêmicos da Fulbright
12 de agosto de 2014
Criado em 1946 pelo Senador dos EUA J. William Fulbright, e com mais de 50 escritórios em todo o mundo, o Programa Fulbright tem uma longa e respeitada história de promoção do intercâmbio acadêmico entre os Estados Unidos e o resto do mundo. Estudantes de pós-graduação, bem como professores e acadêmicos de destaque, recebem bolsas prestigiosas num esforço para aprimorar a colaboração transcultural e a reflexão internacional.
O programa está presente no Brasil há aproximadamente sessenta anos e trabalha em colaboração próxima com o governo brasileiro, especialmente com o Ministério da Educação. O firme apoio dos governos brasileiro e norte-americano tem permitido que o programa envie anualmente cerca de 120 brasileiros para os Estados Unidos e um número igual de norte-americanos para o Brasil. Além de oferecer aos acadêmicos uma bolsa generosa, a Fulbright no Brasil auxilia os bolsistas com o processo de matrícula e de obtenção do visto e atua como o primeiro ponto de contato em situações de emergência.
O Diretor Executivo da Fulbright Brasil, Luiz Valcov Loureiro, explicou como esse tipo de programa facilita o importante trabalho em equipe acadêmico: “O nosso negócio é estabelecer conexões e construir pontes duradouras”. O processo de seleção é rigoroso, mas o valor da participação num ano Fulbright fala por si só. “Ele realmente pode abrir portas durante a permanência do acadêmico nos EUA e em seu futuro”, enfatizou Loureiro. Os acadêmicos Fulbright contam com um histórico de prosseguirem avançando, para ocupar posições importantes e influentes em seus respectivos campos e, no Brasil, seus ex-alunos incluem três juízes do STF e a ex-Primeira Dama e renomada antropóloga Dra. Ruth Cardoso.
A Fulbright Brasil oferece bolsas em várias áreas, como ciências sociais e humanas, bem como ciências, engenharia e tecnologia, em conjunto com o programa Ciência sem Fronteiras. Segundo Dr. Loureiro, os estudantes brasileiros consideram a estrutura e a atmosfera do sistema universitário norte-americano mais do que receptivas. Estudantes e acadêmicos de todas as formações valorizam a natureza motivadora e personalizada do Programa Fulbright e o respeito que seu nome inspira junto a futuros colaboradores e empregadores em todo o mundo.
Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da Fulbright Brasil