top of page
Globalização no Coração da América 

8 de agosto de 2014

 

 

Com um compromisso com as parcerias internacionais, pesquisa inovadora e uma tradição de integrar os estudantes na cultura americana, a Universidade do Arkansas (U of A) está preparada para receber mais de 160 estudantes brasileiros neste terceiro trimestre.

 

Localizada em Fayetteville, uma próspera cidade universitária no noroeste do Arkansas, aos pés das montanhas de Ozark, a U of A oferece caminhadas, ciclismo e uma infinidade de outras atividades ao ar livre. Em 1871, foi feita a concessão de terras e a fundação da sede da universidade. Hoje, ela possui um corpo discente composto por mais de 25 mil estudantes, provenientes de 120 países.

 

A U of A é uma instituição de pesquisa Carnegie - a mais alta classificação possível concedida pela Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching (Fundação Carnegie para o Avanço do Ensino) - e é provavelmente mais conhecida por sua ligação com o Fulbright Scholarship Program (Programa de Bolsas Fulbright), o programa de intercâmbio de prestígio internacional criado pelo ex-senador dos EUA, J. William Fulbright , graduado pela U of A e um ex-presidente da universidade. Além disso, o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, e a ex-secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton, foram alunos da Faculdade de Direito da escola. A Sra. Clinton fundou o centro de assessoria jurídica da universidade.

 

Os estudantes internacionais são atraídos pelos famosos programas de engenharia da U of A, que oferecem uma ampla gama de oportunidades de pesquisa para interessados em programas de bacharelado, mestrado e doutorado. Outros programas particularmente fortes incluem negócios, agricultura, ciência dos alimentos, biologia e arquitetura. A universidade mantém fortes laços com o Brasil. Segundo Gloria Flores Passmore, Diretora de Programas Estudantis Patrocinados para Pós-Graduação e Educação Internacional: "A Universidade do Arkansas é parceira da Faculdade de Administração de Empresas FUCAPE, em Vitória, e o IBMEC, no Rio de Janeiro. A universidade também mantém um relacionamento com o Instituto de Educação Internacional (IIE), que administra o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), de visitas de estudantes sem graduação e o programa de mestrado, e a LASPAU, que administra o programa de doutorado do CsF".

 

A Sra. Passmore comenta que estágios de pós-graduação estão disponíveis nas áreas de ciência e engenharia e a U of A incentiva a inscrição de estudantes brasileiros nestes programas. A universidade oferece um Programa Intensivo de Inglês, bem como oportunidades para parcerias de estudantes com alunos e famílias americanas para desfrutarem de uma refeição caseira ou para explorarem locais históricos e culturais próximos.

 

Para os alunos que estão no programa de bolsas do CsF: "Nosso departamento é o ponto de encontro para ajudar os estudantes internacionais a fazer a transição para a vida de estudos e no campus, e para garantir estágios em seu campo."

 

A Sra. Passmore acrescentou: "A localização da universidade oferece aos alunos uma verdadeira imersão no coração dos Estados Unidos. Estamos todos conscientes da globalização internacional e este é um conceito que se perpetua em nossa universidade".
 

 

 

Vista aérea da Universidade de Arkansas 

Please reload

Galeria de Fotos

bottom of page