top of page
O CBIE prevê parcerias sustentáveis ​​a longo
prazo com o Brasil

28/2/2015

Há mais de 50 anos, o Canadian Bureau for International Education (CBIE) mantém um compromisso com a internacionalização de vários espectros educacionais. Com membros de distritos escolares primários e secundários, escolas de idiomas, faculdades, institutos e universidades, o CBIE abrange todos os níveis de ensino e também tem parcerias com organizações como NAFSA, IIE, AIE e outras associações de internacionalização no mundo todo.

O CBIE é uma presença fundamental em eventos internacionais, como a Conferência das Américas sobre a Educação Internacional, e realiza uma grande conferência anual que, em 2014, ocorreu em Ottawa. A próxima conferência, em 2015, será em Niagara Falls, nos dias 22 a 25 de novembro.

Com um ambiente tão diversificado e acolhedor, é fácil ver por que o Canadá está classificado como um dos dez melhores e mais populares destinos do mundo para estudantes estrangeiros. "Nossos serviços estudantis institucionais são inigualáveis”, destacou Jennifer Humphries, vice-presidente para associados, políticas públicas e comunicações do CBIE. "Nossas escolas e instituições de ensino esforçam-se ao máximo para que os estudantes internacionais sintam-se bem-vindos."

Quando se trata de intercâmbio cultural, o Canadá tem uma relação especial com o Brasil. A Comissão Conjunta Brasil-Canadá para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação foi criada em 2012 como parte de um esforço de ambos os governos para desenvolver parcerias. Margaux Béland, vice-presidente de parcerias canadenses do CBIE, explicou: "Quando você avalia a posição de importância mundial e econômica que o Canadá ocupa no mundo e, em seguida, avalia o Brasil, há muita sobreposição nos campos de petróleo e gás, tecnologia sustentável, oceanos, etc. Compartilhamos o sentimento de que havia uma necessidade de tentar incentivar uma maior colaboração entre os nossos dois países."

O programa Ciência sem Fronteiras (CSF) do governo brasileiro tem papel significativo no envio de estudantes brasileiros para o exterior e define um modelo a ser seguido por outros países, como o Canadá. Através de uma iniciativa chamada

"Canada’s Global Engagement Challenge," o CBIE espera incentivar mais estudantes canadenses a irem para o estrangeiro, aproveitando as oportunidades de intercâmbio recíproco.

O CBIE está trabalhando para fortalecer a rede de ex-alunos do CSF e organizou um evento para ex-alunos no Brasil em dezembro de 2014. Este evento é parte de um grande projeto para o futuro da cooperação educacional entre o Brasil e o Canadá, para o qual o CBIE prevê o desenvolvimento de parcerias sustentáveis a longo prazo e mais oportunidades de colaboração através de projetos bilaterais de pesquisa.

 

 

Please reload

bottom of page