top of page
Uma universidade de língua francesa entre as 400 principais universidades com um compromisso de longo prazo para parcerias brasileiras 

28/2/2015

Quando os estudantes brasileiros se inscrevem na UL, geralmente ingressam em cursos de ciências exatas, como engenharia, nutrição, medicina, agricultura ou silvicultura. O Sr. Poulin incentiva os alunos a explorar outros importantes programas da universidade, como ciências sociais, administração, artes, letras e filosofia. Ele também recomenda que os estudantes analisem a opção de cursar um programa de PhD, uma vez que existe maior disponibilidade de financiamento e bolsas de estudo para estudantes de doutorado. Apesar dos cursos serem ministrados inteiramente em francês na universidade, os alunos nos programas de doutorados têm a oportunidade única de aprender francês enquanto cursam seus programas de estudos.

 

O Sr. Poulin enfatizou que o corpo docente da UL somente tem bons comentários sobre os estudantes brasileiros: "Recebemos depoimentos que nos dizem que ter estudantes brasileiros foi uma ótima experiência. Estes alunos têm um brilho nos olhos que gostamos de ver em nossos alunos."

Please reload

Universite Laval

Université Laval

Antes de o programa Ciência sem Fronteiras existir, a Université Laval (UL) já estava ativa no Brasil. Richard Poulin, diretor do Departamento Internacional, explica que os diretores da universidade observaram a existência de um grande potencial para o desenvolvimento de parceiras com universidades brasileiras e iniciaram contatos há 15 anos. "Fomos proativos e não ficamos esperando algo acontecer. O Brasil é um país com muitas semelhanças com o Canadá. Devemos ser parceiros", acrescentou o Sr. Poulin.

 

A Université Laval é, de fato, a mais antiga universidade de língua francesa nas Américas, tendo suas origens em um seminário fundado em 1663. Localizada na cidade de Quebec, é o lar de 48 mil alunos, dos quais 5 mil são estrangeiros. A universidade é abrangente, atua em pesquisa intensiva e, em termos de verba investida em pesquisa, está entre as 10 melhores universidades do Canadá, com cerca de 100 cadeiras de pesquisa.

Há cerca de dez anos a UL envia estudantes em programas de intercâmbio com a PUC-Rio e estabeleceu parcerias de pesquisa com várias universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Minas Gerais, em Direito, a Universidade de São Paulo, em Nutrição, a Universidade Estadual de São Paulo, em Fotônica, a PUC-Paraná, em Transporte e a Universidade Estadual de Campinas em Ciência de Materiais.

 

"Durante cerca de uma década, visitamos o Brasil algumas vezes por ano para definir parcerias", comentou o Sr. Poulin. Em termos de colaboração futura, o Escritório Internacional pretende formar parcerias com algumas universidades no norte do Brasil e aumentar o intercâmbio de estudantes canadenses. O Sr. Poulin acrescentou: "Nosso objetivo é ver mais de nossos alunos indo para o Brasil. O fato de que há mais possibilidades de estudar em inglês facilita o intercâmbio."

bottom of page