top of page

Província: Manitoba

 

População: 1,3 milhões de habitantes

 

Maior Cidade: Winnipeg

 

Principais setores: aeroespacial, agronegócio, transporte, mineração, energia, turismo, fabricação

 

O segredo: O Departamento de Educação de Manitoba não mede esforços para cuidar dos estudantes estrangeiros. Os alunos recebem assistência médica gratuita e podem optar por trabalhar no Canadá, enquanto estudam como também após a graduação, recebendo uma autorização de trabalho de pós-graduação, aproveitando vantagens como descontos de impostos sobre a taxa de matrícula. Com o baixo custo de vida e a economia em expansão de Manitoba, não surpreende que mais de 200 brasileiros estejam atualmente estudando na província nas principais universidades, escolas de inglês e em outros programas de intercâmbio acadêmico.

 

Do gabinete do departamento: "Os estudantes estrangeiros que vêm para Manitoba desfrutam de uma experiência de imersão autêntica e a oportunidade de realmente aprender o idioma inglês. As turmas pequenas facilitam um maior nível de interação aluno-professor. Além disso, Manitoba oferece muitas oportunidades de participação em estágios e experiências de cooperação fora do campus, graças à economia diversificada da província. "

- Cheryl Prokopanko, Diretora de Educação Internacional do Departamento de Educação e Ensino Superior de Manitoba.

 

Website: http://www.edu.gov.mb.ca/index.html

Manitoba

Museu dos Direitos Humanos, Winnipeg

g

A amigável província de Manitoba oferece aos estudantes brasileiros uma autêntica experiência canadense.

 

"Ao contrário das escolas americanas que dependem de classificações, aqui nós nos orgulhamos de resultados e experiências dos alunos", explicou a Sra. Cheryl Prokopanko, Diretora de Educação Internacional da Província de Manitoba, "Nós questionamos: 'O que o aluno está procurando?’ E combinamos o seu perfil com a instituição que irá oferecer a melhor experiência."Manitoba oferece uma autêntica experiência educacional canadense, longe da agitação das grandes áreas metropolitanas em Ontário ou British Columbia. Aqui, os alunos brasileiros podem beneficiar-se de verdadeiras experiências de imersão linguística, bem como de uma série de experiências universitárias (ambiente urbano/rural, inglês/francês).

 

Manitoba tem uma economia diversificada, incluindo agricultura, indústria, petróleo e gás, mineração, processamento de alimentos, grande fabricação de veículos e desenvolvimento sustentável. Sua localização geográfica central faz com que seja um ponto central para o transporte terrestre e marítimo. Devido a essa variedade, a região oferece amplas ligações entre a indústria e o estudo acadêmico. Exemplos especiais são a Manitoba Hydro International, que tem parcerias em todo o mundo, incluindo com obras hidroelétricas em Itaipu, a sede do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, o Museu Canadense de Direitos Humanos e o setor agrícola, especialmente no ramo de nutracêuticos e armazenamento de alimentos.

 

Os estudantes são beneficiados pelas turmas pequenas e um maior acesso aos professores e funcionários, bem como pelos programas de educação cooperativa e de estágios que incentivam ainda mais as experiências de trabalho fora do campus."Queremos cuidar de nossos alunos", disse a Sra. Prokopanko, "Os estudantes estrangeiros têm acesso aos mesmos serviços médicos gratuitos que tenho como cidadã. O custo de vida também é muito acessível.”

 

Ela acrescentou: “Autorizações de trabalho de pós-graduação estão disponíveis e os graduados que trabalham em Manitoba podem solicitar a devolução de até 60% de suas mensalidades como um desconto nos impostos. Manitoba promove conexões a longo prazo com nossos alunos através do nosso programa de candidato provincial".

 

Duzentos alunos brasileiros do programa Ciências sem Fronteiras e 125 alunos do ensino médio brasileiro no programa “Win the World” atualmente têm o seu lar em Manitoba. "Esta é uma província acolhedora com uma comunidade diversificada", disse a Sra. Prokopanko. "Esperamos expandir as parcerias existentes para desenvolver um envolvimento continuado com o Brasil."

Manitoba
Universidades e Faculdades
bottom of page