top of page
Universidade Lakehead: Pesquisa de primeira linha em uma universidade pequena e charmosa

28/2/2015

O relatório Research Infosource de 2014 reconheceu a Universidade Lakehead como sendo uma das duas melhores universidades de pesquisa em Ontário e uma das três primeiras colocadas em todo o Canadá. Esta classificação é particularmente impressionante para uma instituição de apenas 9.000 alunos. Na verdade, a Lakehead oferece programas acadêmicos abrangentes com todas as vantagens de uma pequena faculdade.


A universidade está localizada em uma cidade com 125.000 habitantes em Thunder Bay e possui um campus adicional em Orillia. O campus fica em uma reserva natural, onde vários estudantes esquiam, acampam e navegam nos fins de semana.


A Lakehead oferece todos os principais programas geralmente disponíveis em grandes universidades, como ciências, negócios, medicina, direito, ciências humanas e ciências sociais. Engenharia é uma área fundamental de estudo. Outros programas de destaque incluem gestão de recursos naturais, florestais e ciências ambientais.


"Somos pequenos e também diversificados, pois termos todos os tipos de programas, principalmente os programas profissionais que vários estudantes do Brasil procuram", observou o Sr. Tony Williams, vice-reitor internacional.

 

 

 

 

Please reload

Lakehead University

Lakehead University

Atualmente a Lakehead é a terceira maior anfitriã de estudantes do programa Ciência sem Fronteiras no Canadá e esteve envolvida no programa desde o seu início. O corpo docente tem feito grandes esforços para facilitar a transição dos alunos para a vida universitária canadense, oferecendo um coordenador no campus que é o responsável pela hospedagem dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras.  A Lakehead também redesenhou o processo de admissão de estudantes tendo os estudantes brasileiros em mente. Além do período de matrícula típico em setembro, os alunos agora podem iniciar os estudos nos programas de engenharia em janeiro ou candidatar-se para ingressar na universidade em maio e julho.


Assim que os alunos do programa Ciência sem Fronteiras chegam ao campus, participam de um programa intensivo no idioma inglês antes de iniciar seus cursos em suas áreas de estudo. Os alunos também podem optar por começar o programa com uma carga de estudos mais leve, enquanto frequentam cursos de inglês para continuar a aprimorar as suas competências linguísticas.

 

Uma atenção individual aos alunos é o que separa a Universidade Lakehead das demais. A universidade organiza uma sessão de orientação antes da partida do Brasil, recebe os alunos no aeroporto na chegada e coordena estágios para complementar seus estudos. Alunos recentes do programa Ciência sem Fronteiras trabalharam para aprimorar aparelhos de ressonância magnética para identificar áreas afetadas pelo câncer.
 

Nos próximos anos, a universidade espera expandir o programa de idioma inglês, continuar atraindo estudantes do programa Ciência sem Fronteiras em uma grande variedade de campos e aumentar o programa de intercâmbio enviando mais estudantes canadenses ao Brasil.


O Sr. Williams explicou que a próxima fase neste intercâmbio cultural envolve o estabelecimento de uma parceria com uma universidade brasileira. "Estamos à procura de parceiros que reflitam nossa universidade no contexto brasileiro: instituições menores que estão focadas nas mesmas áreas de estudo."

bottom of page