Clique nas fotos acima para saber mais sobre cada universidade.
EM DESTAQUE
Relatório Exclusivo do Ensino Superior dos EUA
Informe Publicitário
Universidade Estadual da Dakota do Norte
A Universidade Estadual da Dakota do Norte (NDSU) é uma instituição pública conhecida por dar a máxima prioridade a seus estudantes. A NDSU é uma universidade de pesquisa, classificada pela Comissão Carniege sobre Educação Superior entre as 108 principais universidades públicas e privadas dos EUA. Localizada na área metropolitana de Fargo, essa instituição de porte médio oferece mais de 100 programas acadêmicos, e suas salas de aula são pequenas o bastante, para permitir uma melhor interação entre alunos e professores. Além disso, Fargo oferece um elevado padrão de vida aliado a um custo de vida acessível, dispondo de vários cafés, teatros e parques locais nessa área voltada aos estudantes.
A universidade conta com mais de 1.000 alunos estrangeiros, inclusive vários do Brasil, e oferece suporte constante, como feriados com famílias anfitriãs, apoio em emergências, reuniões informais para discutir assuntos variados (coffee hours) e a noite estudantil brasileira. A NDSU tem acordos com várias universidades brasileiras e está buscando aprofundar essas importantes parcerias.
Universidade do Norte do Arizona
Na Universidade do Norte do Arizona (NAU), é muito comum alunos e professores trabalharem juntos em pesquisas pioneiras, com impactos que vão muito além da comunidade acadêmica. E isso é visível nas manchetes mais recentes envolvendo a universidade, que oferecem um rápido olhar nessa instituição de vanguarda: “Biologista da NAU confirma a existência de micro-organismos nativos na Antártida” e “Veículo aéreo não tripulado da NAU aprimora sensoriamento remoto.” Fundada em 1899, a NAU atrai estudantes e acadêmicos de todo o mundo para seus 145 programas acadêmicos. Os programas de engenharia, além dos de ciências, tecnologia e matemática, são invariavelmente classificados entre os principais do país. Os alunos são encorajados a participarem de competições, sociedades profissionais, conferências e estágios, e o programa Design4Practice estimula o trabalho em equipe, a fim de solucionar problemas de engenharia concebidos para simular situações do mundo real.
Os programas altamente gabaritados das áreas de STEM da NAU atraem inúmeros estudantes estrangeiros, que são muito bem recebidos no campus. Além de um programa de inglês intensivo, muitos alunos optam por fazer um curso de transição, o International Student Success, que cobre tópicos fundamentais, como imigração e idiossincrasias dos relacionamentos sociais norte-americanos. A colaboração e o intercâmbio internacionais recebem máxima prioridade, e a NAU não vê a hora de ampliar suas parcerias estratégicas com o Brasil e outros países ao redor do mundo.
Universidade Northwestern
A Universidade Northwestern é uma instituição particular de porte médio, conhecida por oferecer atenção e recursos individuais, além de oportunidades únicas, para seus alunos, a fim de prepará-los para o mundo do trabalho. Localizada próxima à vibração de Chicago, a instituição oferece inúmeras oportunidades de estágio e atividades comunitárias, bem como uma rica experiência cultural. E seus conceituados programas acadêmicos incluem as áreas de jornalismo, negócios, direito, educação, química e engenharia.
A Northwestern encoraja uma visão global e convida os estudantes estrangeiros a se matricularem nos cursos de inglês intensivo, bem como nos programas regulares de graduação e pós-graduação. A universidade destaca a importância de um pedido de inscrição claro e bem ponderado, a fim demonstrar a capacidade do estudante de prosperar num ambiente academicamente desafiador. Atualmente, a Northwestern mantém programas conjuntos de pesquisa com o Brasil em áreas globalmente importantes, como pesquisa de células-tronco, bem como programas de intercâmbio com faculdades de direito e negócios. No campus, a cultura brasileira é compartilhada e promovida pela Associação Luso-Brasileira (Luso-Brazilian Association), e a Northwestern espera encorajar mais intercâmbios de estudantes e professores em ambas as direções.
Universidade do Norte de Ohio
O EUA News & World Report classifica consistentemente a Universidade do Norte de Ohio (ONU) como uma das melhores universidades do Meio-Oeste americano. Como uma pequena universidade, privada, filiada à Igreja Metodista Unida, a ONU oferece inúmeras vantagens, tais como: pequenas turmas, o envolvimento com os professores e uma comunidade muito unida, com muitas atividades sociais e organizações estudantis. Os programas acadêmicos incluem administração de empresas, direito, engenharia e farmácia. Os alunos são incentivados a seguir cursos em diferentes áreas e a envolver-se em experiências práticas durante os seus estudos.
Alguns dos principais valores da ONU são a colaboração, a diversidade e o serviço. A universidade possui uma comunidade estudantil ativa, que trabalha em conjunto recebendo os estudantes internacionais em um ambiente seguro e solidário. A ONU mantém vários programas de intercâmbio internacional e atualmente conta com 25 alunos do Programa Ciência sem Fronteiras. A universidade espera aumentar o número de estudantes brasileiros inscritos em um futuro muito próximo.
Universidade Estadual de Ohio
O campus da Universidade Estadual de Ohio é um dos maiores e mais abrangentes dos Estados Unidos. Mais de 64 mil estudantes, 165 cursos de graduação e mais de 200 programas de mestrado, doutorado e profissionais. Como uma das melhores de Ohio e uma das 20 melhores universidades públicas do país, a Universidade Estadual de Ohio é ainda reconhecida por seu excepcional centro médico acadêmico e um hospital e centro de pesquisa oncológicos de primeira grandeza.
A Universidade Estadual de Ohio é uma universidade global de destaque, que estimula o crescimento de pesquisa pelo corpo docente em todo o mundo; apoia e está envolvida com mais de 6 mil estudantes internacionais e 1.900 professores visitantes internacionais por ano. A Universidade Estadual de Ohio irá abrir um escritório Global Gateway, em São Paulo, em setembro de 2014, o que irá facilitar parcerias inovadoras com universidades brasileiras e proporcionar novas maneiras de contato com as empresas internacionais. A Universidade Estadual de Ohio também servirá como um local para o recrutamento de estudantes internacionais, um portal para estudo no exterior e um ponto de contato para fortalecer as conexões entre os estudantes da Universidade Estadual de Ohio, seus professores, ex-alunos e amigos da universidade. A Universidade Estadual de Ohio tem desfrutado de laços fortes com o Brasil há mais de 50 anos e tem planos de estabelecer um grande envolvimento com o Programa Ciência sem Fronteiras.
Pitzer College
Um dos cinco membros do consórcio de Faculdades Claremont, o Pitzer College oferece um ambiente incrivelmente diverso e academicamente desafiador, no qual a colaboração internacional desempenha um papel integral na experiência Pitzer. Nesse sentido, estudar no exterior é a norma na Pitzer, que, todos os anos, além de enviar estudantes para fora, recebe de braços aberto alunos estrangeiros oriundos de mais de vinte países.
Os critérios de admissão seletivos e as salas de aula pequenas promovem uma sólida educação na área de bacharelados interdisciplinares, ao passo que a proximidade da Pitzer com a área metropolitana de Los Angeles permite que os estudantes tenham contato com uma miríade de oportunidades de estágio e emprego.
A Pitzer se empenha na promoção de parcerias, e os alunos valorizam a capacidade de se matricular em todas as faculdades do consórcio, os fortes relacionamentos com universidades estrangeiras e a comunidade bem-sucedida de ex-alunos distribuídos por mais de 50 países ao redor do mundo.
Universidade de Purdue em Calumet
A Universidade de Purdue em Calumet é uma instituição com muitos pontos fortes. Parte do sistema da Universidade de Purdue em Purdue Calumet é uma instituição pública onde programas acadêmicos rigorosos são equilibrados com a aprendizagem experiencial necessária, onde os estudantes ganham experiência significativa no mundo real na forma de estágios, projetos de serviços, pesquisa e muito mais.
A Purdue Calumet conta com 725 estudantes internacionais de quarenta países, que também têm a oportunidade de realizar pesquisas e estágios, graças à extensa oferta de aulas de inglês e atividades para os alunos estrangeiros da Purdue Calumet. A Purdue Calumet orgulha-se de participar do Programa Ciência sem Fronteiras e faz todos os esforços possíveis para garantir o sucesso dos estudantes brasileiros. O programa Global Exchange Friendship Partner (Parceria Amiga de Intercâmbio Global) reúne estudantes brasileiros com um estudante americano na comunidade, permitindo que os alunos aproveitem confortavelmente sua experiência no Centro-Oeste.
Instituto Politécnico Rensselaer
Uma das universidades tecnológicas mais antigas e conceituadas dos EUA, o Instituto Politécnico Rensselaer (RPI) encoraja experiências práticas desde a graduação, e seus recém-formados invariavelmente conseguem colocações em tempo integral. O RPI empenha-se ao máximo para preparar indivíduos criativos e que sabem solucionar problemas. Parte desse esforço se dá pela recepção de alunos de todo o mundo – atualmente, 12% do corpo discente é formado por estudantes estrangeiros. Outro aspecto importante que distingue a instituição é a crença no equilíbrio de um aprendizado teórico e aplicado, e essa abordagem é adotada nas escolas de negócios, arquitetura e ciências sociais, bem como em seus programas científicos e tecnológicos. Além dos alunos brasileiros de graduação, recentemente, o RPI começou a receber estudantes de doutorado, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. E, no futuro próximo, o Instituto não vê a hora de dar as boas-vindas a mais estudantes brasileiros em todos os níveis.
Instituto de Tecnologia Rose-Hulman
Nos últimos 15 anos, o Instituto de Tecnologia Rose-Hulman (RHIT) tem sido a principal escola de graduação de engenharia dos EUA, fato evidenciado pela sólida rede de ex-alunos, formada por profissionais bem colocados no mercado de trabalho. Os programas acadêmicos do RHIT incluem as áreas de engenharia elétrica, de computação, de software, civil, mecânica, biomédica e química – sendo que, nesta última, o RHIT foi pioneiro, tendo oferecido o primeiro o curso do tipo nos EUA. Na pós-graduação, os alunos podem optar por programas de especialização em engenharia, como engenharia óptica e engenharia física. Além disso, iniciativas como os Empreendimentos Rose-Hulman (Rose-Hulman Ventures) permitem que os estudantes participem de estágios prestigiosos e obtenham a experiência necessária para dar início a carreiras bem-sucedidas depois da graduação. E esse conceituado instituto de engenharia continua a atrair estudantes brasileiros por intermédio do Programa Ciência sem Fronteiras, sendo uma das 50 principais instituições participantes dessa iniciativa.
Universidade Rowan
Fundada em 1923, a Universidade Rowan é uma instituição pública de pesquisa de médio porte, com sede em Glassboro, New Jersey, que oferece uma grande variedade de programas acadêmicos, oportunidades de pesquisa e serviços de apoio ao estudante. Inúmeros clubes, sociedades profissionais e equipes esportivas completam a vida no campus nesta universidade academicamente desafiadora, conhecida por seus programas de prestígio em engenharia, administração de empresas, biologia e medicina. O EUA News & World Report classifica a Universidade Rowan entre as vinte principais universidades do norte dos Estados Unidos, com engenharia química e administração de empresas entre os programas mais conceituados.
A universidade se esforça para alcançar um equilíbrio entre o programa acadêmico, pesquisa, criatividade e serviço, e os estudantes são incentivados a envolver-se em algumas das muitas atividades oferecidas de envolvimento na comunidade. A Universidade Rowan recebe estudantes internacionais em um esforço para "manter um ambiente que promova o crescimento pessoal, a compreensão cultural e o sucesso acadêmico". A equipe experiente do Centro Internacional da Universidade Rowan trabalha com os alunos na organização de aulas intensivas de inglês, oficinas culturais e no oferecimento de aconselhamento acadêmico, garantindo uma transição suave e uma experiência memorável positiva.
Faculdade Saint Vincent
Com programas de estudos em ciência da engenharia, química ambiental, bioinformática e farmacologia, não surpreende que a Faculdade Saint Vincent (SVC) já tenha recebido vários alunos do Programa Brasileiro de Mobilidade Científica e esteja em uma missão para atrair mais. Localizada em Latrobe, Pensilvânia, esta instituição beneditina, católica romana, oferece um ambiente de aprendizagem calmo e excelente, juntamente com acessibilidade conveniente para os principais centros de emprego, como Pittsburgh. Os estudantes internacionais vêm para a SVC atraídos por uma ampla gama de programas de estudos, incluindo o programa integrado de ESL (inglês como segundo idioma).
Várias oportunidades de esqui, caminhadas e de outras atividades ao ar livre oferecem um excelente contraponto aos rigorosos programas acadêmicos da SVC. Os alunos se sentem bem preparados para suas futuras carreiras e a faculdade possui elevadas taxas de emprego para seus graduados. Como uma abrangente instituição de artes liberais, a SVC oferece programas de estudos que vão desde o curso preparatório de direito até ciências naturais, atraindo estudantes com uma vasta gama de interesses. A universidade valoriza a diversidade no campus e espera aumentar o seu programa de estudos no exterior, de curto prazo e as parcerias de graduação com o Brasil em um futuro próximo.
Universidade de Santa Clara
Estrategicamente localizada no pólo tecnológico do Vale do Silício, na Califórnia, a Universidade de Santa Clara (SCU) é uma instituição jesuíta, centrada no aluno, com excelentes contatos com universidades internacionais, empresas de tecnologia locais e à comunidade de Santa Clara. Fundada em 1851, a SCU é conhecida nacional e internacionalmente como uma líder em ensino, pesquisa e capacitação da comunidade. Atraídos pela mentalidade global da SCU e seus excelentes programas nas áreas de engenharia e STEM, os estudantes brasileiros chegam à SCU através do Programa Brasileiro de Mobilidade Científica e de acordos bilaterais. A SCU está à procura de parceiros globais que compartilhem de suas ideias, tenham um compromisso de alcance local e a capacidade para o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa.
SUNY Cobleskill
A Faculdade de Agricultura e Tecnologia da Universidade Estadual de Nova York (SUNY Cobleskill) é um campus da SUNY localizado em Cobleskill, no estado de Nova York, e foi considerada a 36a melhor universidade no nordeste dos Estados Unidos pela U.S. News & World Report. Os pontos fortes da instituição incluem programas focados na tecnologia, além dos aplicáveis localmente nos campos da ciência dos alimentos e da gestão de recursos naturais. Tradicionalmente baseada nas áreas de agricultura e tecnologia, a SUNY Cobleskill tem parcerias com o fabricante de equipamentos agrícolas John Deere, e conta com programas altamente conceituados nas áreas de ciências animais e vegetais, sistemas de alimentos, tecnologia energética e estudos preparatórios para graduação em veterinária (pre-veterinary). Além disso, alunos e professores da SUNY Cobleskill participam de pesquisas relativas a aquicultura e pesca sustentáveis, em conjunto com o departamento de ciências vegetais.
Os estudantes brasileiros são atraídos pelo programa de agronegócios, que enfatiza o aprendizado prático. E é por meio de programas desse tipo, interessantes e aplicáveis às necessidades brasileiras, que os alunos vislumbram o potencial de aperfeiçoamento de parcerias de negócios para agricultores brasileiros e de iniciativas sustentáveis de redução do desperdício de alimentos. A SUNY Cobleskill espera atrair estudantes, professores e colaboradores de pesquisa e convida os brasileiros a estudarem na instituição, seja por meio de intercâmbios de curta duração, seja pela participação em programas de graduação acadêmica.
SUNY Cortland
A Universidade Estadual de Nova Iorque em Cortland (SUNY Cortland) está em uma missão: colaborar com o mundo. Várias iniciativas estão sendo realizadas para aumentar a população estudantil internacional da faculdade, apoiar os atuais estudantes estrangeiros no campus com aulas de inglês e aconselhamento e aumentar o número de parcerias de intercâmbio com o Brasil e outros países. Atualmente, professores e alunos da SUNY Cortland conectam-se via Skype com os alunos do programa ESL no Brasil, realizando uma troca mutuamente benéfica para a prática tanto da aprendizagem como do ensino ESL. Além disso, um novo curso chamado Collaborative Online Learning International - COIL (Aprendizado Colaborativo Internacional On-line) foi concebido para promover a colaboração internacional em um ambiente de aprendizagem experiencial intercultural, onde estudantes de todo o mundo trabalham juntos sem sair de seus países de origem. Outros programas internacionais da SUNY Cortland incluem bacharelado e mestrado em Gestão Esportiva Internacional, bacharelado e mestrado em Ensino de Inglês Como Segundo Idioma (ESL) e bacharelado em Estudos Internacionais. Os estudantes da SUNY Cortland estão realmente interessados em expandir a sua educação para além dos Estados Unidos, razão pela qual podem escolher dentro de todo o sistema de ensino da SUNY entre mais de 600 programas diferentes de estudo no exterior.
Universidade de Syracuse
Localizada no coração do Estado de Nova York, a Universidade de Syracuse é uma das 65 principais universidades dos Estados Unidos. Esta universidade mista privada é uma opção favorita dos estudantes internacionais ambiciosos por causa de seus programas de estudos de alto nível (incluindo design industrial, empreendedorismo, relações públicas e jornalismo), uma variedade de opções acadêmicas (200 áreas de concentração de estudos), compromisso com a pesquisa e estudo no exterior, e um pitoresco campus residencial. A universidade está localizada a uma curta distância a pé da cidade de Syracuse com várias atrações e recursos, e a uma curta distância de carro das cidades de Nova York, Toronto, Boston, Filadélfia e vários outros centros urbanos e culturais.
Os alunos podem optar por continuar a sua educação através dos vários programas de mestrado e doutorado da universidade, ou podem complementar o seu desenvolvimento profissional com estágios e programas de certificação. A universidade é conhecida pela força de sua rede de ex-alunos - mais de 200.000 membros em todo o mundo, incluindo Joseph Biden (turma de 68), vice-presidente dos Estados Unidos; Vanessa Williams (turma de 86); cantora e atriz e Sua Alteza Real, o Príncipe Sultan bin Salman Al Saud (turma de 99), a pessoa mais jovem a voar em um ônibus espacial. Os estudantes internacionais contam com apoio adicional do The Slutzker Center for International Services (Centro Slutzker de Serviços Internacionais), cuja equipe multilíngue fornece uma variedade de serviços, incluindo orientação e emissão de documentos para imigração, e cursos intensivos de inglês no English Language Institute (Instituto de Língua Inglesa).
Campus da Universidade do Estado de North Dakota
Universidade Northern Arizona
Estudantes da Universidade do Estado de Ohio
Trabalho de laboratório em SUNY Cobleskill